terça-feira, julho 23

Anna Karenina (2012)




Gênero: Drama
Direção: Joe Wright
Roteiro: Tom Stoppard
Duração: 129 minutos
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Alexandra Roach, Alicia Vikander, Allegra Giagu, Bill Skarsgård, Buffy Davis, Claire Greenway, Conor McCarry, Denis Khoroshko, Domhnall Gleeson, Edward Lewis French, Emerald Fennell, Emily Watson, Eros Vlahos, Gergo Brummel, Greg Bennett, Guro Nagelhus Schia, Hera Hilmar, Holliday Grainger,James Fiddy, James Northcote, Jensen Freeman, John Bradley, Jude Law, Jude Monk McGowan, Keira Knightley,Kelly Macdonald, Kenneth Collard, Kostas Katsikis, Kyle Soller, Luke Newberry, Martin Poole, Matthew MacFadyen
Produção:Tim Bevan ,Eric Fellner, Paul Webster.
Trilha sonora: Dario Marianelli


O tempo não me permite a ousadia de ler o livro e assistir às outras adaptações da historia, então por enquanto, falarei apenas deste filme, Anna Karenina, de 2012.
Há quem diga que Amour (2012, vencedor do oscar de melhor filme estrangeiro) seja de uma sensibilidade enorme. Eu não discordo, mas Amour escondeu o brilho de Anna Karenina no oscar do ano passado. Embora que apesar de tudo, ganhou o oscar de melhor figurino.
Sem dúvida Anna Karenina está entre os filmes mais belos que já vi em toda a minha vida. Não apenas pela história, ou pela fotografia, ou cenografia, ou figurino, ou atuação, é... é tudo!
 Não consigo pensar em um aspecto que tenha dado errado nessa película... mas eu digo, como uma mera espectadora, não como fã da literatura de Tolstoi (embora eu seja  de fato,fã de Tolstói, ainda não li o livro).
A primeira fraqueza que tenho por este filme é que, primeiramente, ele é uma parceria de Joe Wright com a minha amada Keira Knightley, e como se não fosse o bastante, MacFadyen ( amado Mr. Darcy <3 ) faz o papel de irmão de Karenina (representada por Keira) e puxa, se Darcy era um homem sério e contido, MacFayden, embora tenha sido reconhecido por mim nos primeiros 3 segundos de filmagem (sabe aquele sensação maravilhosa de quando voce reconhece um ator que voce não esperava aparecer? delícia de sensação!) entra em uma personagem completamente diferente. Jude Law também me surpreendeu e continua me surpreendendo - recentemente assisti Closer e minha opinião a respeito do "garoto com um rostinho bonito" está mudando. No mais, Keira é bela e majestosa como sempre,e devo admitir que como crítica, meu fanatismo por ela é um tanto quanto preocupante. A verdade é que Keira entra no estilo de atuação que eu não gosto: aquela atuação que sempre acontece, e sempre funciona. Explicando melhor: Johnny Depp (o esquisitão engraçado), Jack Nicholson (o sarcástico louco) e Bradley Cooper (o... babaca?) são alguns exemplos de atores que seguem sempre a mesma fórmula, mas venho refletido muito sobre isso e... quem sabe o segredo é, de fato, escolher uma fórmula para atuar e segui-la sempre?  Bem, posso dizer que, mais uma vez, a fórmula para Keira funcionou.
A direção de arte é magnifica. Sua fotografia, efeitos, e a teatralidade de tudo dá um um clima ainda mais luxuoso e magnífico para o filme. Recentemente li a muitas criticas duras sobre Anna Karenina, e desculpem-me a sinceridade, eles não conseguiram captar a beleza deste.
Provavelmente não notaram a cor do figurino de Karenina, sempre contrastando com os demais, sempre se diferenciando dos demais; ou o modo de como a luz mudava dependendo do clima da cena, e os efeitos! Os efeitos lindos e mágicos! O filme por inteiro me parece um quadro, aliás, um quadro de Monet; esse pensamento não me sai da cabeça: a direção de arte foi toda baseada nas obras de Monet!
Anna Karenina é como se fosse um grande espetáculo de ópera, e talvez por isso, pelo modo de como Wright trabalhou este filme, por seu drama e teatralidade, não tenha sido reconhecido.
Tenho que admitir que discorrer sobre esse filme no meu blog é um prato cheio. Não farei nem mesmo a minha avaliação comum, eu dou um 10. Assistirei às outras adaptações e lerei o livro, só assim, de fato, poderei fazer uma crítica justa. No mais, eu o asistiria de novo, e de novo, e de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário