domingo, janeiro 26

Como vencemos a cinomose

Eu geralmente não costumo fazer artigos que não sejam sobre livros ou filmes, mas minhas férias estão quase acabando e eu não poderia ficar sem compartilhar com todos a minha luta, da minha família e a nova integrante da mesma, a Brigitte.
Em dezembro de 2012, minha mãe encontrou uma cadelinha de aproximadamente uns 2 meses cheia de bolinhas de pus no corpo e bem magrinha; era uma filhotinha de basset toda fofinha, e por mais que estivesse cheia de caroços sobre o corpo e os ossinhos aparecendo, se a gente chegasse perto dela, na hora começava a abanar o rabinho. Ficamos com ela, óbvio.
Pois bem. Demos água, comida, remédio anti-vermes, limpamos suas feridinhas. Depois de um tempo começamos a notar que ela tinha uma espécie de tique, piscava o olho esquerdo com força e constantemente. Fizemos uma breve pesquisa na internet e supomos que ela tinha esclerose de cristalino. Infelizmente, após uma ida de 5min ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (que está cobrando R$60,00 por consulta, o que é triste para uma cidade com 700 mil habitantes que não possui ainda nenhum posto veterinário...), descobrimos que o que a já nomeada Brigitte Basset tinha era cinomose, ou como eu e os já apresentados à doença gostamos de chamar, o câncer do cão.
Pra quem não conhece, vou colocar uma base sobre o que é a cinomose:

Trata-se de um doença que acomete os cães. Ela pode atingir vários órgãos, ou seja, é sistêmica, podendo atuar em todo o organismo.
É altamente contagiosa, sendo causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido. É um vírus muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns e, leva quase sempre à morte tanto filhotes, porém os adultos também podem se contaminar se não vacinados. Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano.
Como é feita a transmissão?
Ela se dá através de animais que se contaminam por contato direto com outros animais já infectados ou pelas vias aéreas quando respiram o ar já contaminado.
Alguns animais doentes podem não apresentarem sintomas, porém estão disseminando o vírus para outros animais ao seu redor através de secreções oculares, nasais, orais ou pelas fezes, sendo que a principal fonte de transmissão é através de espirros, pois quando o animal espirra, elimina gotículas de água pelo nariz e estas gotículas estão contaminadas com o vírus. Este ato de espirrar pode contaminar cães sadios que estiverem por perto ou até mesmo um humano pode carregar o vírus nas suas roupas ou sapatos, sem se contaminar indo até um animal sadio, onde será depositado. Portanto, o cão pode se infectar por via respiratória ou digestiva, através de contato direto ou fômites (um humano, por exemplo) e até por água e alimentos que contenham secreções de animais contaminados.
Os sintomas da Cinomose:


Depois que o animal foi infectado, ocorre um período de incubação de 3 a 6 dias ou até 15 dias, que é o tempo que o vírus leva para começar a agir dentro do organismo e fazer com que o cão apresente os sintomas. Após isso, o animal apresenta febre que pode chegar até os 41º C com perda de apetite, apatia (ficar quieto demais), vômito e diarréia, corrimento ocular e nasal. Estes sintomas iniciais podem durar até 2 dias.
Após isso, o animal pode se apresentar com o comportamento normal, como se estivesse curado, passando uma idéia de que poderia ter sido acometido apenas de um mal estar temporário. Essa falsa idéia de que está tudo de volta ao normal pode permanecer por meses.
Após isso, surgem os sinais patognomônicos (específicos), da cinomose e a intensidade destes sinais dependerão do sistema imune de cada animal.
Dentre estes sinais típicos podemos citar vômito e diarréia, novamente o corrimento ocular e nasal e sinais de alteração do sistema nervoso como falta de coordenação motora (o animal parece estar “bêbado”), tiques nervosos, convulsões, paralisias.
De acordo com o estado do sistema imunológico do animal como um todo, ele pode vir a óbito diante de apenas um só sintoma ou pode sobreviver desenvolvendo todos os sintomas, a todas as fases com prognóstico desconhecido.
Pela ordem geralmente, os primeiros sintomas da segunda fase (aquela após meses em estado normal) são a febre, falta de apetite, vômitos, diarréia e dificuldade de respirar (dispnéia). Posteriormente, conjuntivite com muita secreção ocular, secreção nasal acentuada e peneumonia. Passada uma ou duas semanas, os sintomas neurológicos são apresentados. Diante destes sintomas, o cão pode ficar agressivo, tendo dificuldade em reconhecer seu dono, pois ocorre uma inflamação no cérebro. Pode ocorrer também uma paralisia dos músculos da face e diante disso o cão não consegue beber água, pois a paralisia não permite que ele abra a boca. As lesões cerebrais e medulares devido ao vírus podem causar paralisia no quarto posterior como se o animal estivesse “descadeirado”, ou apresentar incoordenação motora. Os sintomas tendem a piorar conforme os dias se passam, de forma lenta ou rápida, dependendo de cada animal, porém não regridem depois do vírus já estar devidamente instalado no organismo.


Foi uma tristeza pra toda a família. Lembro-me de quando tinha 10 anos e já tinha perdido uma cadelinha de cinomose. Morávamos em apartamento, ela tinha por volta de 1 ano e ainda não tinha todas as vacinas. Um dia a levamos numa feira da minha cidade e 3 meses depois tivemos que sacrifícá-la. A cinomose já tinha atingido todo seu organismo, causando-a cegueira, perda do controle do esfícter anal e perda de memória - que foi a parte mais triste de tudo, pois a sacrificamos sem ela mesmo saber quem éramos nós e o quanto a amávamos.
Mas com a Brigitte foi diferente, nós já sabíamos de tudo e não bobeamos. Eu e minha família começamos a ir em todos os veterinários possíveis, e embora absolutamente TODOS "recomendavam" que a sacrificássemos, não o fizemos. A luta tinha começado e o nosso maior aliado foi a internet.
Entramos em fórus, grupos de pesquisa, sites veterinários, conversei com todas as protetoras de animais que conheço da minha cidade, experimentamos de tudo, de quiabo com leite à coquetéis de remédios. Até que um dia descobrimos duas bençãos: o Soroglobulin e a Ribavirina. 
A princípio começamos a medicar somente com sorogloblin nossas duas cadelas, pois o soroglobulin reforça o sistema.  Felizmente conversamos com uma veterinária que tinha nos dito que para um cão cujo vírus já atacou o sistema nervoso, o soroglobulin piorava pois fortalecia o vírus. Então começamos a dar apenas para a nossa outra cadela,  Jovita, soroglobulin para impedir que o vírus a atacasse e damos Ribavirina à Brigitte. Todos os dias eram assim. Não sabemos ao certo o qaunto foi gasto com todo o nosso "Tratamento", mas pelo menos aqui na minha cidade, Londrina, a Ribavirina (usada no tratamento de hepatite c) custava em torno de R$500. Com a ajuda de um amigo buscamos em Curitiba, onde custava em torno de R$80.

Hoje, embora que mesmo com sequelas, a Brigitte aconvive bem com a cinomose (por uma vez no corpo do animal, ela nunca mais some). Já está com 1 ano e meio, 7kg, é muito alegre e brincalhona. Quando vou na cozinha de madrugada ela abana o rabo mesmo dormindo. Ela não gosta de pessoas com chapéus e sua brincadeira favorita é pegar seus brinquedos e fazer com que corramos atrás dela.



Da esquerda pra a direita: Brigitte e Jovita esperando adivinhem o que? Isso! O almoço!












Bom, pra completar, deixo aqui toda a minha aprendizagem e experiência que gostaria de passar pra vocês:

• Ao pegar um animal de rua, por mais que seja caro, leve-o imediatamente ao veterinário. Quem sabe se tivessemos levado a Brigitte algumas semanas antes, ela não teria sequelas hoje e nem teríamos tido uma luta tão grande e demorada.
• Se o vírus ainda não tiver atacado o sistema nervoso do seu animal, use Soroglobulin.
-Higiene sempre! Mas alegria também: eu e meus parentes resolvemos não separar os cachorrinhos, porque poderia afetar o emocional deles. Resolvemos arriscar que o vírus passasse pra a Jovita do que deixá-las deprimidas.
•Não tire seu cachorro de casa a menos que ele já tenha todas as vacinas.
•A ribavirina ainda não foi comprovada como remédio para tratamento da cinomose, mas apenas uma pesquisa rápida na internet mostra quantos cães ela já salvou. Devemos tudo ao Dr. Simone Henriques Mangia, cuja sua tese de doutorado foi sobre o tratamento da cinomose através de vitamina A e Ribavirina.
• Reforce o sistema dos seus animais com bastante vitamina. Eu também costumava substituir de vez em quando água por água-de-coco.
•E pra mim, essa é a mais importante: LUTE PELO SEU ANJINHO, fomos em vários, vários veterinários e todos queriam colocar meu anjinho pra dormir. Eles não entendem que ela é um membro da minha família??? Não sei como alguém faz uma faculdade pra tratar com animais, seres puros e amáveis, para serem tão frios e insensíveis.

Sabem, hoje de manhã ao abrir a porta, me deparei com um cãozinho magro e com sarna. Fui rapidamente à cozinha, peguei um pote com carne moída e arroz, num outro pote enchi de água. Peguei uns biscoitos também. Esperei a criaturinha comer tudo e depois passei violeta genciana em todas as feridas. O mais engraçado é que todo mundo que passava tinha uma reação muito estranha. Alguns sorriam felizes, outros me olhavam questionando meu comportamento. Uma senhora parou pra ver o que eu estava fazendo, e quando contei à ela ela me disse "é... não é todo mundo que tem o coração bom que nem o seu não". E eu me pergunto: Por quê? Por que quando fazemos um ato simples como esse, que não custou nem 20min do meu domingo, somos vistos como heróis? Por que se preocupar com um anjinho de rua, lutar por um anjinho, é algo tão incrível no nosso mundo?

Eu deixo aqui minha experiência, e meu pedido: SEJA UM "HERÓI". É disso que o mundo mais precisa hoje.

Palavras-chave: 

Ribavirina
Soroglobulin
Vitamina-A para cães
Cinomose tratamento
Cinomose Cura

55 comentários:

  1. Ola Marcela tudo bem??

    Estou passando por uma grande dificuldade com essa doença, a minha cachorra pegou e passou para os filhotinhos, ela já esta na fase neurológica. Moro no Espirito Santo e não consigo encontrar o remédio Ribavirina por aqui, onde você conseguiu comprar?
    Como estão seus cachorrinhos??? ficou alguma sequela??

    ps: Gostei muito do seu blog!


    grato,

    Helder Costa

    ResponderExcluir
  2. Oi helder! Fico feliz que tenha gostado do meu blog, mas muito infeliz por seus cachorrinhos... Meus cachorrinhos estão ótimos agora! Mas a Brigitte, que teve cinomose, tem algumas sequelinhas, como a língua de fora nesta última foto da minha postagem. Olha, aí em ES ou próximo eu nao sei te dizer onde tem ribavirina. Eu comprei a minha por um amigo meu que foi em Curitiba comprar. A cinomose já atingiu o neuro dos filhotinhos? Senão, dê-lhes soroglubulin, fortalece muito o organismo! Helder, veja se próximo a sua cidade há a ribavirina. Estou torcendo por você e seus anjinhos. Por favor, qualquer dúvida volte a falar comigo, ok? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso urgente da Ribavirina, aqui na minha cidade custa 700 teias, tenho uma uma irmã em Curitiba q pode me enviar. Poderia me passar o local que vc comprou

      Excluir
    2. eu manipulei 47,00 com 15 csaps

      Excluir
  3. ola!! infelizmente os filhotinhos não aguentaram, eles contrairão cinomose da mãe com menos de 1 mês de vida, foi muito difícil tratar deles vendo eles piorando a cada dia mas a gente tentou damos vários remédios como vitamina, um pó que fortalece o sistema imunológico mas não adiantou muito. Agora estamos batalhando com a mãe que esta na fase neurológica ela esta com um tremor muscular na cabeça, mas só esse sintoma, ela come bem, sem diarreia, vomito, febre, tosse. Estamos na expectativa que ela sobreviva, como não acho ribavirina em nenhum lugar, inclusive em outros estados e na internet, estamos dando só vitamina A e ETNA. Agora so nos resta ver a reação dela! Até mais muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helder. Poderia me informar se esses medicamentos (ETNA e vitamina A) ajudaram na recuperação da sua cadela? Quais foram os resultados?
      Estou cuidando de um cachorro que era de rua que já está na fase neurológica.Ele se alimenta bem, bebê água, só que tem o tique e as patas frontais estão atrofiadas. No momento estou dando injeções de citoneurim, vitamina AD, além de ozônioterapia. E se puder me informar as doses ficarei muito grata.

      Excluir
    2. a ribavirina não existe em farmácia tradicional, é so vc pedir em alguma farmácia de manipulação e eles fazem pra você, é bem barato, o de 160mg custa 70 reais 15 comprimidos ou seja o tratamento inteiro.

      Excluir
  4. oi sabe se eu posso dar soroglobulin para o meu boxer ele está no inicio da cinomose , pegou da minha cadelinha que acabou de falecer dessa maldita doença .... ele pesa + ou - 30 kg e não sei a dosagem dessse soro..... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anahy! Primeiramente, mil desculpas pela demora. Com relação à sua pergunta. Bem, acho que na própria bula tem a quantia certa.... Caso não, pergunte a um veterinário. Eu ia numa pet shop fazer as aplicações nos meus cães. Tente isso voce também. Boa sorte com seu anjinho!

      Excluir
    2. Oiii vc fez quantas doses do soroglobolim

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Marcela, pelo amor de Deus!! Todos costumam ficar com sequelas? O meu não consegue andar, apenas fica de pé por instantes. Ele ainda fica animado ao me ver, come carne e tenta me morder brincando quando fico atentando ele. Ele fica com o pescocinho um tanto balançando. Acha que posso curar meu bebê Freud?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcela, um filhotinho resgatado tb está com cinomose, ele já esta na fase neural, mas um neurologista solicitou a aplicação de soroglobulin, esttou na duvida se paro e começo a ribavirina. O que acha? vc tb usou vitamina a? glicopan:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Samira! Soroglobulin na fase neural não adianta nada, muitas vezes ´so piora. Tente já a ribavirina+dmso+vit A, e antioxidantes, vitamina E e C.

      Excluir
  8. marcela, soroglobulin otimo remedio!!!! parabens pelo seus comentarios e infelizmente muitos veterinarios so pensao em ganhar com a nossa dor.!!!

    ResponderExcluir
  9. oi marcela gostei muito do seu blog e quero saber si poso dar ao meu cachorrinho ribavirina+dmso+vit A e o soroglobulin porque perdi a minha cachorra e não quero perder o otro ele esta na fase inicial bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bem? Só descobrimos que meu cachorrinho estava com cinomose quando já estava na fase neurológica. Iniciamos o traramento com a ribavirina. Já tem uns 9 dias que ele está tomando, mas ainda não teve uma melhora. Quando você deu para sua cachorrinha esse medicamento demorou ela reagir? Ela chegou a babar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, em 2 semanas já começamos a ver melhoras... procure um veterinário que a acompanhe e ajuda na alimentação dela! Lembre-se soroglobulin na fase neurológica nao ajuda mais :c
      Boa sorte! <3

      Excluir
  11. Menina, vá se informar melhor sobre a cinomose e os possíveis tratamentos. Pegue informações de artigos científicos confiáveis e não blogs e sites.
    Quanta informação errada que você está passando. Pense que você, por ter um blog, é uma formadora de opinião e deve ter responsabilidade com as informações que passa.

    ResponderExcluir
  12. ola pesoal tenho ribavirina, dimesol, etna, omeprazol, e tudo o que precisa para a cura. eu estava passando por essa terrivel doença. perdi meu pequeno principe de 4 meses, o outro de pouco mais de 1 ano foi salvo. creio que meu pequeno ira voltar para nos em breve. conte comigo gente whatz. 54 81252778

    ResponderExcluir
  13. Triste que o seu texto desvalorize o trabalho do médico veterinário. As pessoas gastam muito mais com salões, roupas etc. O soroglobulin ou cinoglobulin podem ser usados com a ribavirina. Nao é preciso optar por um ou outro. Realmente na fase neurológica uma resposta imunológica potencializada não é bem vinda. Quem puder recorra a acupuntura para as sequelas. Pode judar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e outra coisa, viviane, nao sei quanto ao soroglobulin e a ribavirina serem usadas junto. O que uma veterinaria me disse é que na fase neurologica nao é bom dar o soroglobulin por conta de só fortalecer a doenca

      Excluir
  14. Muito pelo contrario. Os proprios veterinarios desvalorizam sua profissao. Eu e minha familia comecamos a agir por conta propria apos passar por duas veterinarias que queriam sacrificar minha cadela...

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Os 4 veterinários q minha cachorrinha de 5 anos passou não descobrem o q ela tem (não come e tem tremores e muita fraqueza nas patas traseiras) porém testes ora cimonoze e de sangue deram todos negativos....mesmo assim pedi a receita da ribavirina pra veterinária ...vc acha q esses rremores e fraquezas melhoram? Tem efeitos colaterais?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lauana..a minha cachorrinha kitara de 5 meses tbm ficou assim...mas os exames deram negativos tbm....ela ta recuperando de uma anemia e esta fazendo acupuntura para os tremores e a perda dos movimentos da patinha traseira r esta tomando citoneurin 5.000 de humano e esta funcionando....ve com seu vet.

      Excluir
  16. Olá
    Os 4 veterinários q minha cachorrinha de 5 anos passou não descobrem o q ela tem (não come e tem tremores e muita fraqueza nas patas traseiras) porém testes ora cimonoze e de sangue deram todos negativos....mesmo assim pedi a receita da ribavirina pra veterinária ...vc acha q esses rremores e fraquezas melhoram? Tem efeitos colaterais?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. PARABÉNS!!! Excelente texto.

    ResponderExcluir
  19. Olá, por quanto tempo vc administro a ribavirina? Estou dando a 9 dias um complexo com a ribavirina, vitamina A e todos esse outros.

    ResponderExcluir
  20. Fui a 2 veterinários, disseram q era doença do carrapato, depois de 30 dias de antibióticos apareceu a fase neurológica, voltei ao segundo q me indicou eutanásia, fui a outro veterinário que me indicou complexos vitamínicos e logo após a vitamina deixar ela por 5 a 10 minutos no sol . A ribavirina, ele tem medo de iniciar devido a uma hepatite tóxica q ela teve por causa dos 30 dias de disciplina, agora ela toma um protetor do fígado para no meio da semana iniciar a ribavirina.

    ResponderExcluir
  21. Ola!!Estamos vivendo esse pesadelo nossa cachorra mel tbm está com cinomose em fase neurológica descobrimos só agora fizemos oos exames agora mas nau acusa q ela esteja mas diz q a dr q ela está mais tipo no final da doença!!!!porém nau estamos fazendo o tratamento com ribavirina!e agora ???será q ela vai piorar?será q troco o tratamento?

    ResponderExcluir
  22. SOROGLOBIN INJETÁVEL POR 10 dias
    CONTRA CINOMOSE APLICAR COM URGÊNCIA AO DIAGNOSTICAR A DOENÇA . E SOROGLOBIN MAX PARA MAIS 2 DOENÇAS .
    NÃO ENTENDO NUNCA O PORQUE ESSE SORO NÃO É DIVULGADO . ENCONTREI ESTE SORO HOJE JÁ PERDI UM CÃO A 15DIAS E O OUTRO ESTÁ COM A CINOMOSE HOJE COM 40 dias . COMEÇAREI O TRATAMENTO NA SEGUNDA FEIRA 30/10/17.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issonque queria entender tambem pq nao falam do soroglobulim

      Excluir
  23. Meu Deus eu pensei que poderia ter ainda uma esperança !!!! O SOROGLOBIN eu começaria na segunda . Mas não pode quando já atacou o sistema nervoso !!!? Meu cãozinho já não anda .
    Porque os veterinários não aprofundam para fazer o tratamento de imediato . O SOROGLOBIN fala para a cinomose .

    ResponderExcluir
  24. Olá Pessoal. Vou contar uma história de um Guerreiro: o Pitty. Recebi uma foto de um cãozinho atropelado com fratura exposta na pata dianteira. Ele agonizava de dor. A pessoa que me mandou a foto queria indicação de um lugar que cuidasse de cachorros nessa situação (Hahaha, como se existisse). Então diante da incapacitade de empatia dessa criatura, minha filha fez o resgate. Gastamos dois mil de começo, entre internação , exames e cirurgia. Ele foi amputado.
    Depois de uma batalha pela vida e de momentos terríveis, após a amputação, ele já estava até correndo. Ai quando o pesadelo parecia ter fim, veio essa praga chamada cinomose. Ele super debilitado, muito magro e ainda enfrentando mais isso. Passou por abandono, fome, atropelamento, amputação e agora a luta contra esse vírus terrível. Ele não anda e com certeza já está com sequelas neurológicas. Cuidamos dele feito um bebe, com fraldas, comidinha na boca. Teve uma ocasião que realmente pensei que seria o fim. Até a veterinária chorou diante do quadro. Ele tinha uma hemorragia anal, febre, tiques nervosos, paralisia dos membros, e tudo que comia também voltava.
    Não ha de ver que agora ele está melhorando ! As fezes durinhas e o vomito passou. Come com muito apetite. A luta continua. Um cão que já não tinha uma pata agora com essas sequelas.Mas, espero daqui alguns dias ter noticias melhores para escrever aqui.Não posso pensar em eutanásia com um guerreiro desses, seria injusto com a vontade dele de viver.
    Ele usa: Ribavirina, Vitamina A, DMSO, organoneurocerebral, omeprazol (estomago), vonal (enjoo), brometo de potassio (convulsoes).
    Leiam sobre estes tratamentos na internet.

    ResponderExcluir
  25. Ribavirina eu não encontro em lugar nenhum e quando eu encontrei ela custa 450 reais não tem.como.eu compra e uma pena ver meu cão morrendo aos pouco

    ResponderExcluir
  26. Muito triste com isto é ninguém faz um remédio pra iste tipo de doença que mata de uma firmã tão cruel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o unico remédio é a prevenção vacina v10 . Dar as 3 doses e 1 anualmente
      Agora qndo o animal é reagatada das ruas é dificil neh pois pode ser que ja veio com a doença

      Excluir
  27. Oi.
    Fiz tratamento na minha cachorrinha com ribavirina e outras vitaminas por 30 dias.
    Após esse periodo continuei com as vitaminas e ela melhorou bastante, mas de uns dias pra cá percebemos que começou a fraquejar das pernas e agora não consegue mais ficar de pé.
    O que faço? Voltou o tratamento com ribavirina?
    Ele nunca chegou a ficar assim...tinha dificuldade pra se locomover, mas paralisar totalmente não...

    ResponderExcluir
  28. Pôxa! Meu cachorrinho também está acometido desta doença e a maioria das pessoas que conheço e que perdeu seu cachorrinho com a mesma doença, me diz para sacrificá-lo. Não consigo fazer isso. Ele já perdeu os movimentos das pernas traseira, se alimenta deitado lateralmente e passou uma semana sem fazer suas necessidades. O que eu faço???

    ResponderExcluir
  29. Estou em prantos... Resgatei um cachorrinho de 5 meses semana passada, hoje descobri que ele está com cinomose e outras doenças, não sei o que fazer, algumas pessoas estão me aconselhando a eutanasia mas eu não quero. Realmente não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  30. Minha irmã adotou um cachorrinho e no dia seguinte descobrimos que tinha cinomose... 2 meses ele tem, fico contrariada que os veterinários sabem dessa medicação e não falam nada, só falam pra você dar vitamina! E agora hoje descobri esse remédio e vi que ele tem muitos resultados positivos, porém só consigo pegar na próxima semana por não ter na minha cidade... Agora não sei se vai dar tempo, ele está tendo muitas convulsões (pelo menos está se alimentando bem), só que é triste ver ele assim. Vamos levar ele no veterinário hoje pra ver como anda a situação e se dá tempo de usar outra medicação... Detalhe que fomos no veterinário semana passada e ela só falou em dar vitamina, sendo que ele já estava na fase neurológica, nem sequer falou dessa medicação e descobrimos que eles sabiam sim sobre, fiquei só sabendo por uma colega que está com o mesmo problema. Não sei o por quê os veterinários não falam nada sobre, mas fico contrariada porque muitas vezes pode ser só pra faturar com consultas e remédios que não valem em nada. Bom, vamos ver como vai ser o desfecho dessa história... Que bom que seu cachorrinho está bem, abraço!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, eu vi que te uns ribarivina genérico próprio pra cachorro, bem mais barato que os em comprimido. Será que surte o mesmo efeito? Você pode me mostrar qual o que você usou por uma foto ou algo assim. Tem muitos, e alguns o preço é duvidoso demais obrigada

    ResponderExcluir
  32. Olá.
    Alguém fez o uso do Etna em cães com quadro neurológico afetado por conta da cinomose? Gostaria de ter informações sobre esse medicamento!
    Desde ja, obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo blog, estou na luta com muita fé Aki também.
    Att
    Jaime Thiago Barbosa

    ResponderExcluir
  34. Estamos em casa na luta contra esta maldita doenca quando compramos o Mike um shitsu ele estava com 4 meses tava vacinado com as vacinas brasileira não sabia que as importadas eram as melhores mas eu leigo não sabia meu cachorro esta com cinomose esta na 2 semana de tratamento com Ribavirina e DMSO e vitaminas tenho fé que ele vai ser curado esta tomando água de Coco na seringa e sua comida também é de corta o coração ve ele assim mas sei que o tratamento vai dar certo e ele vai ficar por muitos anos com a gente quando ele melhorar eu relato pra vcs e não desistam lutem até o fim por eles

    ResponderExcluir
  35. Ola pessoal estou passando por eata luta com a Lua que foi adotada da rua, mas estou crendo que ela conseguira com muiuo amor, carinho e ribavarina. Tenho um relato do Veterinario dela que curou um cão na fase neural da cinimose e hoje ja foi ate vacinado e nao possui mais o virus. Tenham fé e dedicação.

    ResponderExcluir
  36. Não é frieza, a maioria dos donos de cachorros, ao perceber a doença faz o oposto de você, tranca o cachorro isolado, joga em lata de lixo, enfim, o "melhor" do ser humano vem a tona... por isso vários profissionais preferem "finalizar" a vida do cão sem stress e sem sofrimento maior do que a grande maioria vai ter. Não julgue os veterinários sem saber as terríveis histórias que eles tem pra contar sobre os "adoráveis" donos de cachorros. As vezes sacrificar é mais piedoso (na grande maioria dos casos) do que deixar pra donos que sequer pagariam 10 reais em remédios pra cachorros.

    Mas fico grato pelo informação da Ribavirina, eu não sabia desse possível remédio pra combate a Cinomose.

    Lindos seus cachorros!!!

    ResponderExcluir
  37. Ola. Estou cuidando ha 18 dias essa doenca no meu cachorro. Ele tem 8 anos...estamos monitorando 24h...ele passou praticamente todas as fases. Porem agora na fase neural ele esta bem debilitado...nao desistimos dele. Mas as vezes ha duvida se ele vai super. Muito dificil ver nosso companheirinho nessa situacao. Alguma dica para essa fase terrible?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente é uma fase difícil mesmo, onde necessita de muito amor, compreensão, carinho e paciência... a dica que posso te dar é a mesma do meu post: usar ribavirina e amor. Mas é uma doença traiçoeira e muito dificil. Tenho deixado esse blog vivo ainda por conta deste post e das inumeras pessoas que acessam todos os dias, na esperança que ajudem as pessoas. Tomara que dê tudo certo com o seu cãozinho! Se precisar, estamos aqui.

      Excluir
  38. A minha iniciou na fase neurológica. Pulou as fases iniciais. Começou a cambalear, depois paralisou as patas traseiras, depois as dianteiras, perdeu a vontade de comer por conta própria... Exatamente nessa ordem. Usou sulfametoxazol, cronobê, complexo vitamínico. Está usando enropet, etna, vit A injetável e vitaminas. Aqui em Orleans SC não tem manipulação veterinária. Vou tentar da humana mesmo. O problema é que eles pedem receita humana. Não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir