domingo, outubro 20

El Hombre de al Lado



Gênero:  Drama
Ano: 2009
Direção: Gastón Duprat, Mariano Cohn
Roteiro: Andrés Duprat
Elenco: Bárbara Hang, Daniel Aráoz, Debora Zanolli, Enrique Gagliesi, Eugenia Alonso, Eugenio Scopel, Inés Budassi, Lorenza Acuña, Rafael Spregelburd
Produção: Fernando Sokolowicz
Fotografia: Gastón Duprat, Mariano Cohn
Trilha Sonora: Sergio Pangaro


Por mais que eu tenha estado fora durante muito tempo, O homem ao lado é um filme que não pude deixar de colocar por aqui, afinal, possui a minha característica preferida de filmes: a sutileza impactante.
O filme começa com dois cenários: uma parede branca e uma parede negra. Neste ponto, Duprat e Cohn já demonstram com o que o filme trabalha, quero dizer,  diferenças e oposições.
Com temática simples, o enredo tem como marcapasso a construção de uma janela de Victor ( Daniel Aráoz) que dá uma grande  vista da casa de Leonardo (Rafael Spregelburd), o que o incomoda, pois isso é invasão de privacidade e portanto, ilegal.
De certa forma, a janela consegue canalizar toda a vida caótica que a família de Leonardo possui. Uma filha que odeia os pais (e que acaba fazendo amizade com o vizinho Victor, um homem espontâneo e amigável, talvez tudo o que Lola, a filha, precisasse), uma mulher inflexível e opressora ( acho que a personagem mais mal-comida que eu já vi)  enchem a unica casa da America latina desenhada pelo arquiteto famoso Le Corbusier.
Ao longo do filme, Victor ganha cada vez mais o nosso carinho e Leonardo, cada vez menos. Boa parte disso é devido ao fato de que Leonardo é um homem egoísta, arrogante e petulante. 
Leonardo e sua mulher, ao meu ver,  expressam toda sua angustia existencial através do simples problema da janela, talvez por medo de Victor, com a janela, poder não invadir a privacidade dos dois, mas sim observar suas vidas infelizes, por mais que tudo isso seja notavelmente escondida por panos quentes e "bitoquinhas".
Sei que muitas pessoas não ficaram agradadas com o final do filme -  que não será mencionado por aqui - mas que em minha opinião, dá liberdade ao espectador  e acima de tudo, conclui toda o conceito do filme e da personalidade de Leonardo. E embora Victor roube toda a cena durante o filme junto com a ótima atuação de Daniel Aráoz, o filme mostra toda um ser vivendo de um modo caótico junto a uma vida inerte.


Atuação: 7,5
Fotografia: 8
Trilha sonora: 5 (o final salva)
Enredo: 7
Contexto: 7,5
Assistiria de novo? Não

Nota final: 6,9

2 comentários:

  1. Gostei tanto que vou assistir ...depois desta ótima narrativa !

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  2. ah, muito obrigada, é um excelente filme, de fato! embora que demasiado parado..

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